terça-feira, 19 de junho de 2012

Nova definição de papéis


No contexto da web 2.0 na educação, o papel do professor torna-se descentralizado, pois todos os envolvidos são aprendentes e podem colaborar uns com os outros.
Alunos deixam de ser independentes para ser interdependentes; passam de receptores a produtores de informação.
Professor e aluno ensinam e aprendem juntos, não há mais papéis definidos e estanques. 

No lugar da via de mão única, em que as informações se propagam apenas em um sentido (de um para um ou de um para muitos) novo conceito se estabelece: a comunicação de muitos para muitos.

"Estamos diante de um paradigma, ainda em fase de construção dos construtos, porém sua validação torna-se determinante para o fomento de uma nova sociedade do conhecimento, alicerçada na interatividade e na comunicação multissensitiva entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem." 
             (Coutinho e Bouttentuit, 2007) [1]
[1] Coutinho, Clara Pereira; Bottentuit, João Batista Junior. Blog e wiki: os futuros professores e as ferramentas da web 2.0. SIIE, IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto, Portugal, 2007. Disponível em:  http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%2520SIIE.pdf Acesso em 17/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário